30 novembro 2005

Visitar Muniellos


Muniellos, Reserva da Biosfera da Unesco, um dos maiores carvalhais da Europa, assume a forma de um semi-circulo, dominado pelo Pico Candanosa com 1676 metros de altitude. A única abertura na sucessão de encostas íngremes recobertas de floresta é o desfiladeiro de Tablizas, por onde corre o rio Muniellos.
Mais de três quartos da área da reserva é constituída por bosques maduros, enquanto que os prados e zonas de cultivo estão reduzidos a 3% da superfície. Aqui existem mais de 200 espécies de fungos, 60 tipos de líquenes, 30 tipos de musgos e 400 espécies de plantas vasculares. A árvore mais difundida é o carvalho Quercus petrae, acompanhado pelo Carvalho-alvarinho (Quercus robur), Bétula (Betula pubescens) e Faia (Fago Sylvaticae).
Em termos faunísticos Muniellos alberga mais de 160 espécies de vertebrados, destacando-se pela sua raridade o Urso-pardo (Ursus arctos), o Galo-montês (Tetrao urogallus) e o Pica-pau-mediano (Dendrocopos medius). Merece especial menção o grupo dos morcegos: existem 15 espécies, algumas tão raras como o Morcego-grande-de-ferradura (Rhinolophus ferrum equinum) - ameaçado por toda a Europa - ou o Morcego da montanha (Hypsugo savii).
Desde Portugal a melhor forma de chegar a este autêntico paraíso é seguir pela auto-estrada A3 até à fronteira de Valença. Já em Espanha continua-se pela A55 até à Porriño onde se toma a A52. Em Ourense abandonamos a auto-estrada e percorremos os próximos quilómetros na estrada nacional 120, de forma a alcançar Ponferrada. Uma vez aqui, seguimos pela via local 631 até Villablino, onde desviamos à esquerda pela 626, mais tarde denominada AS-15. Na aldeia de Ventanueva seguimos novamente pela esquerda alcançando rapidamente Tablizas, porta de entrada do Monte de Muniellos. São cerca de 480 km e cinco horas de viagem, mas a recompensa é enorme...
O bosque pode ser percorrido através de um trilho com mais de 18 km de extensão, que leva o viajante até às belíssimas lagoas. O desnível é de cerca de 700 metros e são necessárias 6 horas de caminhada, mas a atmosfera em que avançamos é um deleite para os sentidos.
Para terminar refira-se que o acesso à Reserva Biológica Integral de Muniellos está restringido a 20 pessoas por dia e que cada visitante apenas pode percorrer estas montanhas uma vez por ano. É necessário marcar antecipadamente a visita, o que pode ser feito pelo telefone (0034)985963060.
De que é que está à espera para conhecer a realização mais sublime da Natureza Ibérica?

1 comentário:

kaldas disse...

Próximo destino!