19 novembro 2006

Burro - retrato de um animal em extinção


É de entre os animais domésticos um dos mais ligados ao dono, fiel e dotado de uma ternura extrema. Mas sofre do estigma do seu nome e do abandono das actividades agrícolas tradicionais encontrando-se actualmente à beira da extinção. Falo do Burro (Equus asinus), nobre animal que desde tempos imemoriais auxilia o Homem nos trabalhos mais duros.
Domesticado ainda antes do cavalo, o burro sempre foi considerado ao longo dos séculos como o parente pobre dos equídeos não existindo registros que permitam perceber o surgimento das diferentes subespécies europeias.
Com um trabalho pioneiro e de grande mérito o Parque Natural do Douro Internacional procedeu ao estudo e catalogação de todos exemplares existentes no planalto mirandês, concluindo pela existência de um conjunto único de características, suficientes para a classificação de uma raça autóctone local.
Neste momento há nas terras de Miranda, Mogadouro e Figueira de Castelo Rodrigo orgulho pelo seu burro... e por aquilo que conheço do animal esse orgulho é plenamente justificado! Oxalá seja suficiente para impedir o seu desaparecimento...


Notas
  • Para mais informações consulte o site da AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino)
  • Uma visita à Hospedaria do Convento de Santa Maria de Aguiar, junto a Figueira de Castelo Rodrigo, permite conhecer alguns dos mais bonitos exemplares de burro do Parque Natural do Douro Internacional

1 comentário:

Unknown disse...

Sabe dizer-me onde foi tirada esta foto?