16 agosto 2009

Corços em cio




Fêmea seguida por macho de Corço (Capreolus capreolus), às 11 horas da manhã, num dia quente de Julho no interior Norte de Portugal.


Agosto é o mês de acasalamento para os Corços (Capreolus capreolus). Os hábitos esquivos desta elegante espécie tornam contudo difícil presenciar na Natureza os comportamentos associados a esta fase do seu ciclo vital.
As imagens aqui reproduzidas mostram uma fêmea de corço a caminhar a meio do dia ao longo de um trilho (fotografia 1) e logo refugiar-se no interior de um pinhal de Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) (fotografia 2). Nove minutos mais tarde surge um macho ao longo do mesmo caminho (fotografia 3), o qual também entra na floresta seguindo o rastro da sua parceira (fotografia 4). O que se passou a seguir permanece na intimidade dos corços...
São imagens raras e apenas possíveis em regiões isoladas e livres de pressão humana, como felizmente ainda acontece em determinadas áreas naturais protegidas.

6 comentários:

Anónimo disse...

excelente post... não fazia a mínima ideia que ainda havia "terra livre" para os corços em Portugal...

Francisco Carvalho

Anónimo disse...

Espectáculo. Já vi corços, mãe e filho, no Gerês, perto da Pedra Bela, de manhã muito cedo.

anareis disse...

Querido(a) novo(a) amigo(a), estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computadores usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção

Anónimo disse...

É estranho verem-se corços ás 11 da manhã numa estrada de terra batida.
posso estar enganado mas parabens pelo post continuem

Nuno disse...

Descobri o seu blogue hoje, ao colocar um post no meu blogue sobre a Brama dos Veados na Serra da Lousã. Tomei a liberdade de colocar uma foto tirada por si (http://faunaiberica.blogspot.com/2006/09/brama-do-veado.html), embora tenha colocado o link para o seu blogue. Espero que não se importe.

Como é óbvio, não pude deixar de ler alguns textos e tenho a dizer que este blogue é extraordinário e configura já na minha lista de favoritos.

Com os melhores cumprimentos,
Nuno.

Anónimo disse...

sou caçador tem 35 anos vivo numa zona onde tem uma dezena de exemplares mas quem matar devia ir preso