21 novembro 2005

Muniellos - o grande Bosque Ibérico


Quando a 9 de Novembro de 2000 o Bosque de Muniellos foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO tinha chegado ao fim, com amplo sucesso, uma longa cruzada para defender um dos últimos grandes bosques maduros da Europa.
Localizado no extremo sudoeste do Principado das Astúrias, Muniellos é, desde há muito, um local especial. Constitui uma representação quase virginal das comunidades vegetais e animais da Cordilheira Cantábrica. O seu relevo abrupto, a elevada pluviosidade anual e as vias de comunicação deficientes conseguiram travar a actividade florestal que, em alguns momentos, ameaçou este bosque de mais de 5500 hectares de extensão.
Conforme nos diz Victor Vázquez, antigo director-geral dos recursos naturais do Principado, Muniellos é um marco simbólico para a protecção dos espaços naturais não só das Astúrias mas também de toda a Espanha. Quando surgiram projectos de intervenção que ameaçavam as características naturais deste território, o alerta de várias personalidades científicas e associações conservacionistas possibilitou em 1970 o fim da exploração madeireira e em 1982 a declaração como Reserva Biológica Nacional.
Muniellos representa para os asturianos o último reduto das frondosas florestas de carvalho que outrora cobriram a totalidade da região, proporcionando abrigo e alimento aos seus povoadores. Hoje, pelas suas características, constitui um laboratório extraordinário para a investigação dos recursos naturais.
......................
(No próximo post - o relevo, a flora, a fauna, como chegar e como visitar Muniellos)

Sem comentários: