13 abril 2006

Melro de água - o pequeno pássaro mergulhador


Nas zonas mais elevadas do Norte e Centro de Portugal existe uma pequena ave que percorre incessantemente os cursos de água mais preservados: trata-se do Melro de água (Cinclus cinclus).
De dorso escuro, peito branco e com uma cauda curta sempre dirigida para cima apresenta um aspecto inconfundível. A sua população é escassa e dispersa pois apresenta grandes exigências em termos de habitat: necessita de ribeiros de águas límpidas com fundo rochoso e de baixa profundidade, ausência de poluição e margens constituídas por vegetação abundante.
O Melro de água é a única ave canora capaz de mergulhar. Devido a uma plumagem impermeável e utilizando a impulsão das suas asas consegue deslocar-se debaixo de água, predando sobre invertebrados aquáticos.
Por vezes encontramos a fauna mais exigente em locais inesperados. Isso mesmo aconteceu numa tarde do mês de Março em que passeando pelas margens do Rio Fervença em pleno centro histórico da cidade de Bragança fui surpreendido pelo vôo rápido desta ave. Que outra capital de distrito poderá orgulhar-se de ser cruzada por um rio que conta com a presença desta jóia da fauna ibérica?

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde.

È de facto gratificante saber que aionda existem algumas zonas no país onde podemos observar pequenas maravilhas da natureza com a que retrata.

Uma vez que acho este blogg muito bem conseguido, gostaria também de contribuir, propondo um possível tema, abordar o interior transmontano, particularmente o Parque Natural do Douro Internacional, um dos locais mais favoráveis á observação faunística do país. Estive lá há cerca de uma semana (Páscoa) e uma vez mais deliciei-me com o voo dos grifos e abutres do egipt (um casal que observei pela primeira vez) e muitos outros. Para além das suas gentes, a natureza é sublime e es paisagem de cortar a respiração. Fica a dica.
Ogrigado por este espaço muito especial.

Hugo Cunha

Anónimo disse...

Parabéns pelo blogger.
Acredito realmente que a a forma como tratamos a Natureza é devera severa, mas acretido igulamente que a sua divulgação ajudará a compreender-mos o mundo natural que nos rodeia e assim viver melhor...