15 março 2007

Alcateia de Bragança - época de criação 2005/2006 (1/3)

Território da Alcateia de Bragança.

Dejecto de lobo próximo a um dos centros de actividade desta alcateia.

Exemplar adulto de Javali (Sus scrofa), uma das presas habituais da Alcateia de Bragança.

Introdução

O Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é um super-predador que em Portugal ocorre regularmente em cerca de 16 300 km quadrados (in Censo Nacional de Lobo 2002/2003). Um dos seus principais redutos corresponde ao Distrito de Bragança onde está confirmada a existência de 21 alcateias sendo provável a ocorrência de pelo menos outras três.
No ano 2005 iniciei, a título pessoal, o acompanhamento de uma das alcateias deste distrito, já conhecida desde longa data pela população local e pelos biólogos que acompanham a evolução da população portuguesa de lobo. Este grupo familiar é portanto referido no Censo Nacional de Lobo 2002/2003 (autoria - Instituto da Conservação da Natureza e Grupo Lobo) embora lhe seja atribuída uma outra designação que não a de Alcateia de Bragança. Nesta exposição emprego este nome de forma a não revelar a localização precisa do seu território; peço desculpa aos leitores mas são cuidados necessários quando se trata de informação veiculada sobre uma espécie em risco de extinção. Seguem-se os dados relativos ao seu seguimento durante a época de criação 2005/2006.


Descrição de Habitat

A Alcateia de Bragança habita uma extensa zona montanhosa, recoberta na sua maioria por um coberto florestal maduro, nomeadamente pinhais de Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e Pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris) e manchas boscosas de menor dimensão de Carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e Castanheiro (Castanea sativa). A densidade humana é baixa: apenas duas pequenas povoações, ambas com menos de 100 habitantes, se encontram no limite Sul do seu território. Ao longo do território da alcateia não faltam os locais livres da perturbação humana próximos a cursos de água, ou seja, idóneos para servirem de local de criação ou funcionarem como centros de actividade.
A pastorícia é pouco comum escasseando o gado bovino e existindo apenas pequenos rebanhos de gado ovino e caprino acompanhados permanentemente por pastores e vigiados por cães de guarda, ou seja pouco permeáveis à predação pelo lobo. Ao invés existem populações apreciáveis de presas selvagens nomeadamente de Veado (Cervus elaphus), Javali (Sus scrofa) e Corço (Capreolus capreolus).

(continua no próximo post)

Sem comentários: