22 junho 2007

Evolução das populações de aves de rapina na Península Ibérica (6)

Exemplar de Bufo-real (Bubo bubo).

(continuação do post anterior)


O Mocho-galego (Athene noctua) é possivelmente a rapina nocturna mais avistada durante o dia graças ao seu hábito de pousar em postes que ladeiam as estradas ou telhados de habitações. Como habitat prefere as paisagens abertas de clima mediterrâneo, evitando os bosques densos e as zonas de montanha. Na Península Ibérica é uma espécie comum contabilizando-se mais de 50 mil casais reprodutores contudo admite-se que ao longo dos últimos cinco anos a sua população se encontre em declive.

O Bufo-real (Bubo bubo) é a maior das aves de rapina nocturnas, impressionando pela sua grande envergadura e garras poderosas. Em Portugal distribui-se pelo interior Transmontano, Beira Interior, interior Alentejano e Algarve. A população ibérica compreende mais de 3 mil parelhas reprodutoras apresentando uma tendência global de aumento entre os anos 2000 e 2005. Encontra-se classificado como "Quase Ameaçado" no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e como "Pouco Preocupante" no Libro Rojo dos Vertebrados de España.

(continua no próximo post)

2 comentários:

João Paulo Pedrosa disse...

Mais um belo destaque da Antena 1, parabéns pela escolha de blog da semana passada. Uma boa escolha!

Anónimo disse...

Ave magnífica que apenas tive oportunidade de observar em cativeiro e , devo dizer que fiquei extremamente impressionado pela magnitude deste animal!