18 novembro 2007

Roseira-brava

Exemplar de Roseira-brava (Rosa canina s.l.) fotografada na Mata de Albergaria, Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Roseira-brava (Rosa canina s.l.) é um arbusto de folha caduca que atinge entre 1 a 3 metros de altura. Distribui-se por todo o território português mas atinge a sua máxima diversidade nas terras altas de Trás-os-Montes.
Habita em solos húmidos e ricos em nutrientes proliferando nas linhas de água ou na proximidade de bosques. Os seus frutos, com cerca de 2,5 centímetros de diâmetro e cor avermelhada, amadurecem no Outono e são comestíveis a fresco ou sob a forma de compota. Apresentam uma grande riqueza vitamínica e sabe-se que são eficazes no tratamento da diarreia.
Por isso da próxima vez que caminhe numa floresta portuguesa autóctone e encontre uma roseira-brava detenha-se para apreciar a beleza intrínseca deste arbusto e valorize a sua importância para a conservação da fauna local.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com toda a probabilidade, a foto não retrata um Rosa canina l.s., porque esta não mantém as sépalas na maturação do fruto e muito menos são patentes.
Só uma análise do espécime poderia desfazer dúvidas, mas a fotografia sugere que se possa tratar de uma Rosa tomentosa Sm. ou de um híbrido seu. Eventualmente-menos provável-de uma Rosa villosa L..