29 setembro 2008

Águia-real: a dispersão dos juvenis

Juvenil de Águia-real (Aquila chrysaetos) fotografado em vôo planado ("soaring" - fotografia 1) e em atitude de caça (fotografia 2). Na fotografia 3 observa-se o ninho onde passou os primeiros meses de vida.

Estamos no final de Setembro e nesta altura do ano as crias de Águia-real (Aquila chrysaetos) nascidas no mês de Abril abandonam o território dos progenitores: é o início da fase de dispersão, a etapa mais perigosa na vida das jovens águias, que se pode prolongar por 3 a 4 anos.
A rainha das aves é o exemplo acabado de perfeição evolutiva: capacidade de "soaring" que lhe permite longos vôos em busca de presas sem dispêndio de energia, garras tão poderosas que podem imobilizar um Lobo (Canis lupus), capacidade de transporte aéreo de grandes presas (com mais do dobro do seu peso) e territorialidade acentuada sobre a sua área de nidificação e caça. A sua dieta inclui presas de dimensões tão distintas como o Coelho (Oryctolagus cuniculus) ou o Corço (Capreolus capreolus).
Os cerca de 60 casais que criam em Portugal repartem-se principalmente pelo vales e montanhas do Nordeste Transmontano e Tejo Internacional, mas os juvenis que agora abandonam o território paterno irão percorrer toda a Península Ibérica. Representam o futuro da espécie e estarão de regresso em 2011/2012, altura em que integrarão de pleno direito a população reprodutora da mais fantástica das aves...

2 comentários:

Anónimo disse...

...these are signs of hope...

MTRIO disse...

Maravillosa la foto del abejaruco