04 agosto 2009

Tarde de Agosto nas margens do Sabor



O azul do céu e do rio, o verde da floresta a espaços centenária das margens e o castanho das fragas compõe as cores de um cenário paradisíaco. A Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) fotografada aguardou ao longo de horas nas margens do rio, talvez à espreita de alguma presa. 

Tarde de Agosto no belíssimo Vale do Sabor. O calor sufoca, tornando ainda mais atraente a imagem do curso de águas límpidas que corre ao fundo da encosta. 
Apesar do estio as recompensas surgem em catadupa para o amante da Natureza: manchas de carrasco que se estendem a perder de vista, uma Águia-real (Aquila chrysaetos) atacada por um Falcão-peregrino (Falco peregrinus) residente, um casal de Melro-d´água que percorre incessantemente as penedias de um rio (ainda) selvagem...
A certa altura os binóculos fixam na silhueta de uma ave de rapina pousada nas margens do Sabor. Durante a próxima hora a ave ora permanece longos minutos imóvel perscrutando o rio, ora se desloca num voo curto para uma outra atalaia localizada a algumas dezenas de metros. 
Trata-se de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), ave que no Norte da Europa caça na espessura florestal mas que no nosso país, talvez devido à escassez de floresta autóctone, se adaptou à predação em espaços abertos. O comportamento que observo, contudo, representa uma novidade para mim.  Estaria esta águia-de-asa-redonda à caça de algum anfíbio incauto?
A resposta permanecerá no Vale do Sabor, pequeno pedaço de um país que ainda surpreende pela sua beleza...

6 comentários:

Anónimo disse...

Governantes ponham os olhos no Sabor, e deixem-no em paz!

Tiago Rocha disse...

Mais uma exelente descrisão.
De facto a joia do Nordeste transmontano.

Dylan disse...

Divinal...!

Anónimo disse...

Por entre as árvores do parque florestal de monsanto, em Lisboa, costumo observar um casal de águia de asa redonda. Talvez não se adaptaram aos espaços abertos, encontraram refúgio num parque urbano. Deixem Sabor em paz!

Anónimo disse...

Mais uma vez excelente post!
Por acaso gostaria de passar uma tarde nesta área de riqueza natural que este pequeno pais tem.
Mas não quero fazer nenhum acidente por isso vou a uma florestinha ao pé da minha casa ainda da para me aventurar um bocado.

Anónimo disse...

Caro Miguel Barbosa,
Eu sei que tu te concentras no norte do país mas poderias fazer algum post do centro de recuperação do lince-ibérico de silves? e ou a sua evoluçao?
Cumprimentos Pedro Simplício