19 dezembro 2010

Seguimento de duas alcateias durante o ano 2009 (4)

Os esgaravatados constituem uma forma de marcação do território por parte do Lobo-ibérico (Canis lupus signatus).


Fotografia de Gato-bravo (Felis silvestris) obtida numa manhã quente do mês de Julho.


(continuação do post anterior)

Dados do território de ambas as alcateias

Em 2009 foram obtidas na área estudada do Distrito de Bragança 103 fotografias e vídeos de lobo-ibérico, correspondendo a 11% do total de registos obtidos. Destes, quarenta e quatro registos de lobo (43%) foram obtidos durante o dia.

Verificou-se que tanto no território da Alcateia de Bragança Norte como no território da Alcateia de Bragança Sul, das 3 principais presas (Javali – Sus scrofa-, Veado – Cervus elaphus - e Corço – Capreolus capreolus -), o javali é a espécie mais frequente (16% e 13% dos registos fotográficos obtidos respectivamente), seguido pelo veado (11% e 9% dos registos respectivamente) e depois o corço (entre a 1 a 2% dos registos fotográficos).

Relativamente a anos anteriores (2007 e 2008) constata-se que a detecção de javali e de veado continua a aumentar enquanto a detecção de corço estabilizou.

Nas restantes espécies continua a detectar-se a presença de Gato-bravo (Felis silvestris) (estabilidade no número de indivíduos detectados relativamente a anos anteriores), bem como da Marta (Martes martes) e Texugo (Meles meles) (estas últimas espécies apresentaram uma descida no número de indivíduos detectados).

Refira-se ainda o aumento significativo na detecção de Lebre-ibérica (Lepus granatensis) e a ausência quase total na detecção de cães (Canis lupus familiares).

(conclusão no próximo post)

3 comentários:

Tiago Rocha disse...

Muito bom trabalho.

continuo a seguir com o máximo interesse.
Espero pelo próximo post, para o "devorar" again =D

Alexandre Manuel disse...

Muito bom... Este blog é fenomenal, excelente para quem devora estes temas...

Era extremamente interessante que colocassem posts com mais frequência, pq todos os dias venho aqui à procura de novidades.

Obrigado por partilharem o vosso excelente trabalho.

Abraço

miguelbarbosa disse...

Antes de tudo obrigado pelos vossos comentários simpáticos.
Também gostava de escrever com maior periodicidade mas infelizmente nem todos os dias estou "no campo" e a recolha e o tratamento de dados é um trabalho moroso...
Boas festas!