02 julho 2011

Marta em meio mediterrâneo

A Marta (Martes martes) é uma espécie de distribuição pouco conhecida no nosso país.
(clique na imagem para ampliar)

O habitat onde foi obtida esta fotografia de Marta (Martes martes) não é aquele que mais se associa a este mamífero, como as florestas extensas de coníferas ou os bosques de Faias (Fagus sylvatica) do Norte da Europa. Antes pelo contrário: às 9 horas da manhã do dia 12 de Maio esta marta percorria território português, relativamente pouco arborizado, composto por manchas dispersas de azinhal (Quercus rotundifolia), pinhal (Pinus pinaster) e mato mediterrâneo.
A algumas centenas de metros a orografia do terreno é abrupta abrindo passagem a um dos últimos rios selvagens portugueses. A tranquilidade impera: são frequentes os registos fotográficos diurnos de espécies tão esquivas como o Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) ou o Gato-bravo (Felis silvestris). Mas esta fotografia que documenta a actividade diurna da marta em pleno "mediterrâneo transmontano" é algo de muito especial...

7 comentários:

Anónimo disse...

fofinho! de repente parece um pequeno urso

Francisco Carvalho disse...

grande foto... excelente trabalho mais uma vez... parabéns...

Anónimo disse...

Belo peluche!!!

Há algum estudo que relacione o reaparecimento desta espécie no nosso país, com o reaparecimento dos esquilos nas últimas 3 décadas. Não deve ser coincidência, parecem ter vindo atrás da sua presa preferida.

Anónimo disse...

Em que concelho foi?

Ornitocampero.blogspot.com.es disse...

Curioso documento!
Saludos

Ana Rita Gonçalves disse...

Que grande registo! Muito especial, sem dúvida..

Anónimo disse...

Excelente!!

Há umas semanas atrás avistei uma por breves instantes na zona de Fafião (Gerês)!!