18 outubro 2012

Seguimento das Alcateias de Bragança durante o ano 2010 (parte 2)

Lobo-adulto (Canis lupus signatus) da Alcateia de Bragança Norte, fotografado numa manhã de Maio de 2010, a regressar ao centro de actividade da Alcateia.

Resumindo a informação já veiculada em postagens anteriores pode-se afirmar que nos últimos 4 anos a actividade documentada para a Alcateia de Bragança Norte foi a seguinte:
2006 – reprodução com sucesso numa linha de água a menos de 2 km de uma aldeia localizada a Norte da cidade de Bragança. Não foi possível determinar o número de crias (fase de optimização da metodologia de seguimento).
2007 – detecção da presença da alcateia contudo não se confirmou a sua reprodução. Refira-se que em Abril desse ano ocorreu um incêndio de proporções consideráveis próximo ao local habitual de cria.
2008 – reprodução confirmada (registos fotográficos das crias e audição de uivos de adultos e crias), na mesma linha de água onde se tinha verificado a criação de 2006. O número estimado de crias foi de três.
2009 – reprodução confirmada (registo fotográfico de adultos e crias), mantendo-se o local habitual de reprodução. O número estimado de crias foi de duas. 


Relativamente à Alcateia de Bragança Sul o primeiro ano de seguimento efectivo ocorreu em 2009. Nesse ano foi possível confirmar a sua reprodução e o número estimado de crias foi de duas.
Refira-se que a distância em linha recta entre os dois locais comprovados de criação das Alcateias de Bragança Norte e Bragança Sul foi de aproximadamente 4,5 quilómetros. 

4 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe lá parecer pobre e mal agradecido, mas vamos ter 1 post de meia duzia de linha em cada mês ou vai partilhar de uma vez por todas os dados que recolheu?

miguelbarbosa disse...

Boa noite a todos.
Desde já informo que revelo neste momento os dados referentes a 2010 pois a minha obrigação é revelar em primeira mão os dados ao ICNF, entidade que emite a indispensável credencial que me permite estudar dentro de toda a legalidade uma espécie protegida por lei. Neste momento já se encontra em posse do ICNF os dados relativos ao seguimento desta Alcateias durante o ano 2011 mas essa informação só será revelada dentro de alguns meses no blogue Fauna Ibérica.
Quanto à periodicidade das postagens acreditem quando vos digo que gostaria que essa periodicidade fosse mais frequente mas infelizmente a minha vida pessoal e profissional não se encontra relacionada apenas com o Meio Ambiente. Apresento as minhas desculpas.
Obrigado por seguirem este blogue.
Miguel Barbosa

Gonçalo Rosa disse...

Caro Miguel Barbosa,
Parabéns pelo seu trabalho que imagino que, tal como o meu, seja motivado pelo gosto pessoal de conhecer melhor o nosso património natural. Totalmente por carolice e voluntário, imagino.
Ando a trabalhar com camaras destas, principalmente na Beira Baixa, com outros carnívoros (claro!). Os meus objectivos são porem distintos dos seus: compreender os hábitos de cada espécie e indíviduo para, à posteriori, obter fotografias com equipamento fotográfico "profissional".
Talvez um dia tenhamos a oportunidade de nos conhecermos e trocarmos experiências.
Cumps, Gonçalo Rosa

Anónimo disse...

que falta de educação
tens e muita sorte de o miguel ter um blog e partilhe