15 agosto 2005

Os ventos da discórdia


Nos próximos anos a instalação de parques eólicos em Portugal vai decorrer a grande ritmo conforme anunciado recentemente pelo Governo, o que globalmente é positivo.
É importante contudo salientar que para além das vantagens por demais conhecidas (fonte renovável de energia, pouco poluente, etc.) existem consequências nefastas importantes:
  1. Impacto visual. A paisagem representa um valor por si própria, um investimento a longo prazo na imagem do país. As serras mais interessantes a nível geológico, florestal e de maior harmonia paisagística (alcançada através do paciente trabalho de séculos das populações locais) deveriam ser poupadas.
  2. Impacto sobre a fauna. Para serem construídos parques eólicos é necessário abrir autênticas auto-estradas de terra batida em zonas ecologicamente sensíveis, para a instalação dos enormes aerogeradores. Uma vez concluída a obra estas estradas permanecem, tornando acessível o que antes era remoto, facilitando a caça furtiva e a perturbação sobre os últimos lobos ou águias-reais.

É preciso urgentemente ordenar a instalação de aerogeradores no país. Há zonas que pelos motivos acima expostos simplesmente não podem comportar parques eólicos!

Sem comentários: