22 dezembro 2006

Snow tracking

Rasto de Lebre cantábrica (Lepus castroviejoi)

Pegada de Javali (Sus scrofa)

Um dos melhores meios para conhecer quais os mamíferos que se movimentam numa determinada área em pleno Inverno é o snow tracking. Como o próprio nome indica trata-se de interpretar os sinais, vulgo pegadas, deixadas pelos animais na neve. Muito utilizada na América do Norte e nos países europeus mais setentrionais esta técnica, por limitações óbvias, raramente é utilizada na Península Ibérica.
Há poucas semanas, em várias saídas de campo na Cordilheira Cantábrica (Principado de Astúrias) numa paisagem recém-nevada, tive a oportunidade de desenvolver os princípios do snow tracking e a ele fiquei rendido devido à qualidade e quantidade de informação que disponibiliza. Assim pude seguir durante várias centenas de metros os passos de uma Lebre-cantábrica (Lepus castroviejoi) num prado de altitude, compreender o movimento de um grupo familiar de Javalis (Sus scrofa) que desceu da floresta em direcção aos campos de cultivo que ladeavam uma aldeia em busca de alimento ou verificar a hesitação de uma Camurça (Rupicapra rupicapra) entre a protecção garantida pelas paredes rochosas da montanha ou o abrigo do rigor climático proporcionado pelo bosque mais próximo.
Entre cumes nevados, florestas despidas e aldeias longínquas, seguindo durante horas os passos da nossa fauna e admirando a sua resistência e tenacidade, estes dias do mais rigoroso Inverno serão porventura os melhores para comungar totalmente com a Natureza...

A todos os leitores do blogue Fauna Ibérica desejo um Feliz Natal!

2 comentários:

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Bom natal e um ano novo bio-positivo !!


Haja saúde !!!

Anónimo disse...

Já vai tarde, mas enfim, que isto é quando um homem quiser: bom natal também!