20 dezembro 2006

Vara de Javalis

Cinco Javalis (Sus scrofa) percorrem um remoto bosque nas montanhas do Norte da Península Ibérica. [Para ampliar a imagem teclar com o botão esquerdo do rato sobre a mesma]

As câmaras fotográficas activadas por sensores de movimento e calor permitem descobrir certos comportamentos da fauna ibérica mais esquiva. Um exemplo disso mesmo pode ser constatado na fotografia acima reproduzida, onde se observa a deslocação de uma vara de Javalis (Sus scrofa) no interior de um velho bosque de Faias (Fagus sylvatica).
Para além da confirmação da presença da espécie nesta floresta a foto permite concluir que a área de estudo é bastante tranquila visto que os 5 javalis foram retratados em plena luz do dia.
Várias questões se poderão colocar perante este documento, obtido em Dezembro: tratar-se-á de um grupo de fêmeas e de juvenis nascidos este ano? Ou será que estamos perante uma vara de suídeos sub-adultos, expulsos da companhia das suas progenitoras agora que estas se encontram em pleno cio? Conseguirão estes animais sobreviver às privações do Inverno e às inúmeras montarias de que serão alvo?

1 comentário:

Anónimo disse...

Notavel foto, continua com o trabalho. Em Portugal ninguém liga à nosssa fauna, os parques de protecção não funcionam, são um acomudados. Portugal é um país sem futuro, até a nossa fauna, está a desaparecer, só protegem os caçadores.