13 julho 2006

O Faial

Bosque da Enramada - Um dos maiores faiais ibéricos, no Parque Natural de Somiedo, fotografado no Verão
Bosque de Pome - Faial maduro junto ao Rio Pomperi, no Parque Nacional dos Picos de Europa, fotografado no Outono

Nas vertentes Norte da Cordilheira Cantábrica desenvolve-se o mais belo bosque caducifólio da Península Ibérica: o Faial.
A Faia (Fagus sylvatica) é uma árvore robusta que pode alcançar os 40 metros de altura, de tronco recto e cilíndrico e coloração acinzentada. As folhas são ovais ou elípticas e formam uma copa muito densa que produz uma sombra espessa.
A floração coincide com o surgimento das folhas, em Abril e Maio, e os frutos amadurecem em Setembro e Outubro caindo em Novembro.
Devido à sua elevada transpiração a faia, para se desenvolver, necessita de um ambiente húmido, com abundantes brumas e névoas.
A sombra que produz impede o desenvolvimento do estrato herbáceo (a sua cobertura frequentemente não ultrapassa os 5% do bosque). Por isso o faial é um bosque "limpo", sendo perfeitamente possível caminhar por entre as suas arvores como se de um jardim bem cuidado se tratasse.
Nenhuma floresta europeia consegue transmitir com tanto vigor a passagem das estações: desde os troncos despidos e cobertos de neve do Inverno, ao verde intenso e fresco do Verão, passando pela explosão fugaz de cores do Outono.

1 comentário:

Paulo Almeida Santos disse...

O Monte La Enramada e o Bosque de Pome são, sem dúvida, dois belos exemplos de faiais carregados de magia e que cativam qualquer pessoa que os percorra! Seria bom voltar a percorrê-los...