03 julho 2006

Pico - a montanha atlântica


Mais de 2300 metros acima do nível do mar, em pleno Oceano Altântico, a meio caminho entre a Europa e a América do Norte ergue-se a montanha mais alta de Portugal: o Pico!
Subir a sua encosta Oeste, pelo trilho bem marcado, trepando as rochas vulcânicas é um desafio que deveria ser experimentado por todos os amantes da Natureza.
A caminhada inicia-se aos 1200 metros de altitude junto ao chamado Cabeço das Cabras. Após mais de 1 quilómetro surgem os primeiros marcos que assinalam o trajecto até ao cume. O trilho inflecte primeiro para Sul em direcção à Lomba de São Mateus e depois para Este, até alcançar a cratera. Esta é verdadeiramente imponente, com cerca de 600 metros de diâmetro e 30 metros de profundidade.
No extremo leste da cratera encontra-se o verdadeiro cume da montanha, o Piquinho. As suas encostas com mais 70 metros de altura são constituídas por basaltos por onde escapam continuamente fumarolas... Verdadeiramente surpreendente é o facto de até neste local inóspito ser possível encontrar o Melro-preto (Turdus merula)!
Se tivermos a sorte de usufruir de um dia descoberto a vista é fenomenal, conseguindo-se observar as ilhas do grupo central açoriano (Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira), cada uma com o seu encanto particular...

Sem comentários: