10 julho 2006

Ouriço-europeu: a principal vítima de atropelamento


Com um corpo pequeno e rechonchudo, recorberto de espinhos com 2 a 3 cm de comprimento, o Ouriço-europeu (Erinaceus europaeus) é um animal inconfundível da Fauna Ibérica.
Embora seja uma presença assídua das áreas abertas (prados, zonas de cultivo) limitadas por fileiras boscosas ou arbustivas e ocupe uma ampla franja altitudinal desde o nível do mar até ao limite superior do bosque (em Portugal até aos 1200 metros de altitude), o ouriço encontra-se ameaçado.
A sua marcha lenta e principalmente o seu particular sistema defensivo perante ameaças (a imobilização, confiante no papel dissuador dos espinhos que o revestem) levam a que seja uma das principais vítimas de atropelamento das estradas ibéricas. O desenvolvimento da rede viária agrava a cada dia o problema.
Por isso se uma destas simpáticas criaturas decidir estabelecer-se no seu jardim não a expulse: provavelmente esse jardim é um dos poucos locais seguros que ainda restam para o nosso ouriço...

1 comentário:

Anónimo disse...

todos os anos na altura do verao a minha cadela ladra fortemente por causa dos ouriços que aprecem à noite! em 2006 tive mesmo a sorte de encontrar uma toca de ouriços nos terrenos em frente da minha casa. é pena que sejam tao massacrados pelos carros pois sao uns animais lindos.