27 outubro 2010

Seguimento de duas alcateias durante o ano 2009 (1)

Exemplar adulto de Lobo-ibérico (Alcateia de Bragança Norte) fotografado no interior de um pinhal ao início da tarde.


Desde 2006 que elaboro para o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) um relatório anual de seguimento de uma Alcateia do Distrito de Bragança (para ler a versão simplificada desses relatórios tecle com o botão direito do rato por cima de cada ano respectivo: 2006, 2007, 2008).

No ano de 2009 o esforço de campo foi consideravelmente superior a anos anteriores, incluindo o grupo familiar de Lobos-ibéricos (Canis lupus signatus) que ocupam o território imediatamente a Sul da alcateia já conhecida.

Doravante os grupos familiares estudados serão referenciados como Alcateia de Bragança Norte e Alcateia de Bragança Sul.


Alcateia de Bragança Norte (2006 - 2008)

Ao longo dos últimos 3 anos a ocupação do território e o sucesso reprodutor da Alcateia de Bragança Norte foi o seguinte:

2006 – reprodução confirmada (através da audição de uivos das crias e adultos) num pequeno afluente da margem esquerda do Rio Sabor, a cerca de 2 quilómetros (km) da povoação mais próxima.

2007 – alcateia detectada contudo não se confirmou a sua reprodução. Refira-se que em Abril desse ano verificou-se um incêndio de proporções consideráveis próximo ao local habitual de cria.

2008 – reprodução confirmada (registos fotográficos das crias e audição de uivos de adultos e crias), novamente num pequeno afluente da margem esquerda do Rio Sabor. O número estimado de crias foi de 3.

(continua no próximo post)

3 comentários:

Diogo Oliveira disse...

mt fixe a fotografia e excelente registos ;)

helder castro disse...

Mais uma vez parabens pelo excelente trabalho.
Cumprimentos.
Helder Castro

Anónimo disse...

MORAIS, A. P., B.I. do Lobo. 2ª edição, Apenas Livros, Lda., Lisboa, 2005, p. 35
ISBN: 972-8777-33-7

Muito bom o seu blog! Continuarei a acompanhá-lo. Deixo ali acima uma sugestão de leitura sobre este animal fantástico, que tanto tem sofrido às mãos dos medos do Homem.