30 dezembro 2006

Lince ibérico: presente e futuro do felino mais ameaçado do mundo (1)

Poucos predadores serão mais belos e graciosos que o Lince ibérico (Lynx pardinus)

Distribuição actual do Lince ibérico (quadrículas a vermelho)

O Lince ibérico (Lynx pardinus) é uma espécie gravemente ameaçada que apenas sobrevive em Portugal e em Espanha ligada a habitats de bosque e mato mediterrâneos.
Entre 2000 e 2003 o lince ibérico foi objecto de um aprofundado censo populacional nas principais áreas potenciais para a espécie utilizando métodos directos e objectivos (como a análise de ADN de excrementos ou a utilização de câmaras fotográficas activadas por sensores de movimento). Os dados obtidos revelaram uma drástica regressão da área de distribuição histórica e dos efectivos populacionais da espécie em toda a Península (El Lince ibérico, Lynx pardinus, en España e Portugal: Censo-diagnóstico de sus poblaciones, Guzmán et al. 2004).
Assim, no final de 2003, apenas sobreviviam cerca de 160 linces ibéricos repartidos em duas populações reprodutoras: a do Parque Nacional de Doñana (com 24 a 33 animais adultos) e a das Serras de Andújar-Cardeña (com 60 a 110 exemplares), ocupando de forma estável uma área de 500 km quadrados. Verificou-se a presença de apenas 8 fêmeas reprodutoras em Doñana e de entre 18 a 23 em Andújar-Cardeña.
Em Portugal, dos 278 excrementos suspeitos de pertencerem a lince analisados, apenas 3 foram positivos: 2 recolhidos no Vale da Ursa na Serra da Malcata em Março de 1997 e outro recolhido na Adiça no final de 2001 (Santos-Reis, 2003). Embora não se possa afirmar a sua extinção no nosso país o cenário é bastante pessimista, com o desaparecimento do lince dos enclaves tradicionalmente mais importantes para a espécie ao longo da segunda metade da década de noventa .
A distribuição deste felino na Península Ibérica corresponde a pequenas áreas remotas que mantêm elevadas densidades da sua principal presa, o Coelho (Oryctolagus cuniculus). Recentemente o seu estatuto de conservação foi reclassificado pela UICN (The World Conservation Union) encontrando-se agora na categoria de "Risco Crítico de Extinção".
No próximo post falarei das medidas actualmente em marcha para impedir a extinção deste símbolo da Natureza Ibérica. Para terminar este texto (e já agora este ano) de forma mais agradável adianto desde já que algumas destas acções têm obtido resultados extremamente positivos...

Para todos os leitores do blogue Fauna Ibérica os meus votos sinceros de um óptimo ano 2007, repleto de saúde e de projectos realizados!

3 comentários:

Anónimo disse...

Um animal fantástico.

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Como eu gostava de encontrar um destes animais, num dos meus passeios pela Serra da Adiça.

Era a melhor postagem que poderia fazer no meu blog!!!

Espero que não se importe de ter referenciado esta postagem no meu blog......


Haja saúde !!!

Anónimo disse...

Gostaria de saber qual o esforco do governo de portugal para salvar uma de muitas especies ibericas em vias de instincao . Por mim tudo o que vier a ser instinto e destruido neste pais tera a marca dos nossos governantes se nada tiver sido feito , pois ima coisa e o esforco para proteger o patrimonio natural e faunistico e outra coisa e egnora-la simplesmente , tudo deveria ser feito pelo governo e popolacoes para preservar o que tombem tem direito ao espaco e a vida e continuacao das especies , nos nao somos os unicos a ocupar este espaco e com o direito a ele esclusivamente, se assim for seremos penalizados um dia por uma deprecao de consciencia pesada por egnorarmos a vida e tudo aquilo que nos rodeia . Tombem gostaria de lembrar que em paiser mais civlizados e com uma cultura proanbiente ha patrocinios, e duativos de emprezas privadas em prol da conservacao da natureza tendo o beneficio a esposicao mediatica como emprezas amigas do meio ambiente como por exemplo ( empresa X protege o lince da malcata ) com um simblo de um lince e a marca da empreza comtribuindo com uma verba como no futebol , beneficiando de uma boa emagem civica .