19 junho 2008

Galiza proíbe a instalação de parques eólicos na Rede Natura 2000

Locais como a belíssima Serra do Courel galega ficam agora protegidos da exploração eólica.

É uma decisão importantíssima para a Conservação da Natureza na Galiza, a Comunidade Autónoma espanhola fronteiriça com o Norte de Portugal: por decisão do governo autónomo galego está proibida a instalação de parques eólicos em áreas da Rede Natura 2000.
A Rede Natura 2000 diz respeito a um conjunto de zonas criadas por imposição da União Europeia com o objectivo de preservar habitats naturais, a fauna e a flora e travar a perda da biodiversidade no Velho Continente constituindo uma rede ecológica europeia.
Se esta decisão dos nossos vizinhos galegos fosse aplicada pelo Governo português tal significaria por exemplo a exclusão de parques eólicos de sítios tão emblemáticos como as serras do Marão, Alvão ou Nogueira. O mais grave é que no nosso país não só se está a autorizar a instalação de aerogeradores em plena Rede Natura 2000 como também existe uma forte pressão para a sua edificação nas mais emblemáticas áreas protegidas portuguesas como é o caso do Parque Natural de Montesinho... Que povo tão triste seremos se efectivamente for autorizada a destruição de um dos locais mais belos e selvagens da Europa (as serras de Montesinho, Coroa e Alta Lombada) com um potencial turístico singular em nome de um progresso (a colocação de torres eólicas) sem regras.
Aqui ao lado na Galiza definiram claramente essas regras: eólicas sim, excepto na Rede Natura 2000 e áreas protegidas. Quando teremos a coragem de fazer o mesmo em Portugal?

5 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho esperança de que isso aconteça.Estamos 20 anos atrasados em relação aos espanhois e cerca de 40 em relação aos Galegos.Em Portugal qualquer um fala de conservação da Natureza mas o problema é que só 2 por cento é que sabe do que está a falar. Infelizmente desses 2 por cento, nenhum está no governo. Porque quem defende a Natureza tem coragem e força de vontade e é activista e em Portugal só há ambientalistas de sofá que vêm o BBC vida selvagem aos domingos mas saem a rua e têm medo da primeira aranha que aparece. O problema de Portugal é a mentalidade do seu povo. E esse cancro só o tempo o cura ou então irá destruir-nos irremediavelmente.O que é o caso das mais belas serras de Potugal que estão perdidas para todo o sempre.

Anónimo disse...

"O que é o caso das mais belas serras de Potugal que estão perdidas para todo o sempre"

Outro problema de Portugal é o fatalismo dos seus habitantes. O que os senhores promotores das eólicas agradecem, como é óbvio. Vamos lá mas é parar com as lamúrias e fazer alguma coisa.

Vasco Flores Cruz disse...

O parque de Montesinho é de facto uma das mais belas paisagens de Portugal, e super importante em termos ambientais! Na minha opinião os parques eólicos destroem por completo a beleza das serras, e era fundamental que essa medida fosse implementada também aqui em Portugal. O que é preocupante é que muitas das pessoas que moram nessa região defendem a instalação dos parques, assim como muitas das pessoas do vale do Sabor defendem a barragem! (constatei numa viagem recente que fiz a Trás-os-montes) Penso que é uma mistura de inocência, com as dificuldades por que passam. Penso que é fundamental ter o apoio dessas pessoas, para se conseguir defender esse património!
Abraço

Anónimo disse...

Adeus Sabor!!! Aproveitem os ultimos momentos. Vida selvagem em Portugal é uma utopia.

Anónimo disse...

epa em espanha é que é também deveria de ser assim em portugal "um pais sem respeito pela natureza"