28 fevereiro 2009

Laurissilva: o tesouro da Natureza portuguesa



O melhor da Natureza portuguesa: a Floresta Laurissilva.

A Laurissilva constitui a floresta indígena da ilha da Madeira e é um autêntico tesouro ambiental mundial. Trata-se de um bosque com origem na Era Terciária, há cerca de 20 milhões de anos, e que originalmente cobria extensas áreas da bacia mediterrânea. Com o advento subsequente de períodos glaciares desapareceu do continente europeu apenas permanecendo na Macaronésia (arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde) como testemunho de um tempo e de animais há muito desaparecidos.
Neste particular Portugal é bafejado pela sorte: a maior mancha de Laurissilva do mundo, e a mais bem conservada, encontra-se na Madeira cobrindo cerca de 20% da superfície da ilha. Os mais de 15 mil hectares de floresta encontram-se totalmente protegidos pelo Parque Natural da Madeira e, conforme seria de esperar pelo elevado valor ambiental que encerra, integra a lista de Património Mundial Natural da UNESCO. 
Por isso numa próxima ida à Madeira não perca a oportunidade de caminhar por uma "levada" e conhecer as 4 lauráceas principais deste bosque sempre verde: Loureiro (Laurus azorica), Til (Ocotea foetens), Vinhático (Persea indica) e Barbusano (Apollonias barbujana). Contam-se pelos dedos de uma mão os locais no mundo onde poderá usufruir de tamanho privilégio e nenhum é tão majestoso como o que se encontra na "Pérola do Atlântico".     

2 comentários:

Pequete disse...

Ah, afinal sempre valeu a pena! As fotografias estão fantásticas...

PCR disse...

Fotos fantasticas...

Parabens pelo blog!!!