24 abril 2010

O ciclo das hastes

Veado (Cervus elaphus) fotografado em Março de 2010 no Norte de Portugal pouco antes da queda das hastes.


Vídeo de veado, que percorre displicentemente território "lobeiro" português.

Talvez uma das mais impressionantes demonstrações de força da Fauna Ibérica seja a brama do Veado e as lutas entre machos que se verificam no princípio de Outono. Nessa altura os maiores exemplares defrontam-se pela primazia dos grupos de fêmeas e consequentemente pelo direito à procriação. Para além dos bramidos é possível ouvir a grande distância o choque das hastes de diferentes machos, quando a intimidação visual não é suficiente e a disputa assume contornos de luta física.
É contudo em Abril que se começa a preparar esse confronto ainda longínquo. Nesta altura do ano os machos tornam-se mais discretos, refugiam-se no bosque ou nos espessos matagais mediterrâneos, enquanto perdem as hastes do ano anterior e se inicia o processo de crescimento de novos elementos. A luta pelo domínio social ainda vem longe mas o momento-chave acontece agora...

3 comentários:

Anónimo disse...

BOA!!
Continua

desportovivo disse...

mais um grande post... porque é que não fazem mais e menos espaçados no tempo???

David disse...

Eu amo os animais e eu gosto de assistir vídeos deles. Eu gosto de fotografar os meus cães e vê-los brincar no parque, ou comer ração proplan. Caes sao meus melhores amigos.