Crias de Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) da Alcateia de Bragança Sul filmadas e fotografadas durante o Outono de 2009.
(continuação do post anterior)
Resultados
Alcateia de Bragança Norte
Durante o ano 2009 confirmou-se a presença e reprodução da Alcateia de Bragança Norte, que aconteceu no local tradicional de cria.
Apesar da realização de 6 estações de escuta não foi possível obter resposta a uivos simulados, pelo que o recurso a armadilhagem fotográfica foi fundamental para confirmar a reprodução deste grupo familiar: no dia 3 de Novembro, às 21 horas, foi registada em vídeo a primeira cria de lobo.
A análise pormenorizada às fotografias e vídeos obtidos permite concluir que o nº de crias desta alcateia em 2009 terá sido pelo menos de duas.
Alcateia de Bragança Sul
Pela primeira vez procedeu-se ao seguimento anual desta alcateia. Embora nos meses de Junho e Julho a maior concentração de dejectos se localizasse num determinado vale do seu território, a partir de Setembro constatou-se uma maior densidade de sinais indirectos noutra linha de água, localizada a cerca de 1 quilómetro da primeira. Neste local confirmou-se a reprodução da Alcateia de Bragança Sul no dia 24 de Novembro, altura em que 2 das crias deste grupo familiar foram filmadas por um dispositivo automático activado por detecção de movimento. Refira-se que as crias apresentaram com frequência actividade diurna tendo sido observadas directamente pelo autor.
Foram realizadas 4 estações de escuta no local confirmado de reprodução sem que os lobos respondessem aos uivos simulados.
(continua no próximo post)
7 comentários:
Quantos lobos existem em portugal?
A população está a aumentar ou a diminuir?
excelente post!!! espero por mais boas novidades.
Excelente mesmo
Muito bom
cumprimentos
Tiago Rocha
que espectáculo!
ainda é maravilhosa a vida animal selvagem em Portugal
muito parabéns!
Ainda há boas notícias no nosso país.
«Quantos lobos existem em portugal?
A população está a aumentar ou a diminuir?»
Devem haver cerca de 300. Desses cerca de 25/30 a sul do Douro.
A população a norte do Douro parece estar estável. A sul a situação não é boa e se nada for feito pode desaparecer...
Sul do Douro onde? Consegue especificar?
Obrigado.
Enviar um comentário