19 agosto 2011

Lobo a Sul do Douro: reprodução em 2010.

Dia 19 de Julho de 2011, próximo da meia-noite. A Sul do Rio Douro um Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) atravessa a noite ou como a região Centro de Portugal ainda tem o privilégio de contar com a presença de um superpredador.


A distribuição do Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) em Portugal compreende 2 subpopulações: uma a Norte do Rio Douro, que se encontra em continuidade com a população espanhola, e outra a Sul do Rio Douro, cujo contacto com os restante efectivos ibéricos da espécie é bastante precário.
Considera-se assim mais ameaçada de extinção a subpopulação a Sul do Rio Duro, contando com um reduzido número de animais (apenas cerca de 15% da população nacional de lobo) e qualquer notícia que permita confirmar não só a sua presença como também a sua reprodução só pode ser considerada excelente.
Há cerca de 3 semanas, em pleno Distrito de Viseu, foi obtida a fotografia de lobo-ibérico acima reproduzida. Retrata um lobo subadulto, provavelmente nascido durante o ano 2010. É um documento que nos enche de esperança pois confirma que na segunda década do século XXI o lobo-ibérico vive e reproduz-se na região Centro de Portugal. Depende de todos nós assegurar que tal continue a suceder por muitos e longos anos...

10 comentários:

j.bom.rapaz disse...

Em primeiro lugal tenho de dizer que foi com agrado que li a notícia.
Mas parece-me que existem lobos no Montemuro só á custa de largadas de animais nascidos em cativeiro.
Devemos ter os pés na terra. O lobo a sul do Douro, se não morrer abatido por caçadores ou envenenado(como aconteceu em Aveloso/Tendais: "Depois de um ataque um ataque a um rebalho num terreno muito próximo da aldeia, as carcaças das ovelhas mortas foram envenenadas e os 7 lobos que alquém me jurou que tinham feito esse ataque deixaram de ser um problema [primavera de 2010]"), acabam por morrer de fome se não se aproximarem dos povoados. Os caçadores do Montemuro, caçam durante todo o ano com a certeza que ficarão impunes. Por isso não há alimento para o lobo, nem para nenhum outro predador. A falta de educação, geral, dos habitantes do Montemuro continua cultivar o odio ao lobo herdado de há muitas gerações atráz.
Esse odio continua vivo, já enraizado em gente na casa dos vinte anos. Tão depresa não acabará.

Tiago Rocha disse...

É com grande alegria que vejo tal noticia. O complexo montanhoso fica perto da terra da minha familia. Espero que um dia o Lobo possa voltar a Serra das Meadas, conforme as pessoas mais velhas contam na aldeeia

Mais uma vez, excelente trabalho Miguel, continua

Anónimo disse...

j.bom.rapaz, infelizmente largadas de lobos são um mito. O que nem me parece nada lógico. Porquê deixar desaparecer a espécie a sul do Douro quando no norte de Espanha o número é tão grande que até são caçados. Uma reintrodução de lobos na serra da Lousã ou Malcata por exemplo era muito bem vinda, já que existem presas selvagens (corços, veados e javalis) suficientes para garantirem a sua sobrevivência.

Tiago Rocha disse...

Largadas de lobos, e mesmo um mito inventado pelas gentes da aldeia. Existe um artigo neste blog a falar sobre esse assunto

Anónimo disse...

Isso é a Sul do Douro onde?

Tiago Rocha disse...

como ja foi explicado varias vezes, para segurança das Alcateias, nao se referem localizaçoes especificas.

Anónimo disse...

Parabéns pela foto e pelo excelente trabalho desenvolvido neste blog. Considero este post extremamente positivo pela abordagem feita à temática da conservação do lobo a Sul do Douro e sua importância.
Uma dúvida:
Porque afirma tratar-se de um subadulto?
Um esclarecimento:
A eventual detecção de reprodução neste caso seria obviamente uma excelente notícia, mas felizmente (e apesar da elevada precariedade desta população), conseguiu-se já confirmar a mesma em diferentes grupos, utilizando diversos métodos de campo.
Nota 1 aos bloggers: É muito importante que as pessoas interessadas em colaborar na conservação do lobo (em particular as que habitam ou convivem com as populações locais em áreas de presença da espécie) o façam activamente, informando os populares acerca do estatuto de protecção da espécie e denunciando eventuais acções ilegais.
Nota 2 aos bloggers: De facto nunca é demais reforçar a negação da existência de "largadas" de lobos. O trabalho de bloqueio desta desinformação deve ser também auxiliado por quem contacta directamente com as populações locais.
Cumprimentos e obrigado pelo post.
Duarte Cadete

gab.comunicaçao disse...

Viva! Antes de mais os meus sinceros parabéns pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo destes anos. Gostaria de saber onde posso adquirir cameras com as carateristicas das que o Miguel usa, ( com sensores de movimento ). Obrigado. Cumprimentos, Ivo Vieira

Anónimo disse...

s

Paulo Dias disse...

Boas
É espantoso como o mito de largadas de lobos e não só se propagou e mantem-se bastante vivo nas populações de raíz rural (não esquecer que parte significativa da população urbana têm/mantêm profundas raízes rurais)associada a viaturas comerciais brancas em que os maus da fita são agentes do icnb/biologos ou ambientalistas. Quanto a possiveis reintroduções pelo que sei são bastante dificeis e até raras a nivel mundial. Penso que seria mais realista melhorar as condições de habitat e combater de forma minimamente eficaz, a perseguição directa que ainda são vitimas assim como as indirectas (em especial por atropelamento de imaturos)é fundamental resolver a questão das indemnizações (vergonhoso e grande entrave a uma solução favoravel). Estudar e aplicar formas de melhorar a ligação deste núcleo com os outros (norte e leste com Esp.)apesar de dificil(mas não impossivel).
PS Parabens pelo excelente Blog e continue a brindar-nos com info./conhecimento da nossa triste mas interesante biodiversidade.