14 julho 2012

Saca-rabos na Serra de Montemuro

Sim, é mesmo uma realidade: o Saca-rabos (Herpestes ichneumon) chegou à Serra de Montemuro!

O Saca-rabos (Herpestes ichneumon) é um mamífero de actividade eminentemente diurna que habita no Sudoeste da Península Ibérica, preferencialmente a Sul do sistema montanhoso Monetejunto-Estrela.
Por estes dias verificou-se contudo que em pleno território de uma das alcateias de Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) da Serra de Montemuro, as câmaras fotográficas activadas por sensor de movimento dedicadas ao seguimento deste predador, "capturaram" a fotografia em anexo. Trata-se de um registo raro de saca-rabos numa zona de montanha, aos 1000 metros de altitude, próximo a uma floresta de pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e vidoeiros (Betula pendula).
Fica a pergunta: algum leitor tinha a ideia que o saca-rabos, vindo do Sul do país se encontrasse já tão próximo do litoral e do Vale do Douro? (Esta informação será naturalmente disponibilizada ao Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade)

9 comentários:

Belmiro Xavier disse...

Belo registo, não conhecia tal animal.
Belmiro Xavier

MViana disse...

Tinha conhecimento de observações na zona de Figueira de Castelo Rodrigo, já perto do Douro. Será que já passaram o rio para norte?

miguelbarbosa disse...

Não tenho conhecimento da passagem do saca-rabos para o território a Norte do Rio Douro. O insólito deste registo é que o mesmo se verifica a mais de 1000 metros de altitude, em local que no Inverno frequentemente fica coberto de neve e que é frequentado assiduamente pelo Lobo-ibérico. Ou seja em Portugal já é possível, embora pouco provável, a predação do saca-rabos pelo lobo...

MViana disse...

http://visao.sapo.pt/o-regresso-dos-bichos-reportagem-multimedia=f677375

Esta reportagem da Visão coloca esta espécie em praticamente todo o território nacional. Não sei que dados é que têm para terem desenhado este mapa.

Paulo Barros disse...

Existe um tese de mestrado de 2009 que dá a ocorrência de saca-rabos a Norte do Rio Douro em muitos concelho!

Paulo Dias disse...

Boas
Eu possuo um (unico)registo na Serra do Caramulo.

Unknown disse...

Aqui no Litoral Alentejano (serra de Grandola) ha muitos.

Antonio Pedro disse...

tenho avistado vários mangustos (saca rabos) na minha propriedade situada no Concelho de Vila do Bispo. Perseguem e matam coelhos ratos e cobras, mas ameaçam também as galinhas sobretudo pelos ovos de q são muito gulosos. Circulam numa zona de mato e caça (perdizes e coelhos sobretudo)e julgo q pela sua velocidade, destemor e tenacidade não sejam presa fácil para os lobos... Antes pelo contrario, sobretudo se estiverem em grupo...É espantoso q estejam a chegar já a Montemuro!

Juan Abelleira disse...

Acabei de ver um hoje à tarde na freguesia de Canelas (V. N. Gaia)