16 janeiro 2006

A Marta no Alto Minho - Introdução

Marta (Martes martes), fotografada em Maio de 2004
numa floresta do Alto Minho

Entre Fevereiro de 2003 e Junho de 2004 foram colocadas câmaras fotográficas activadas por sensor de movimento numa floresta caducifólia do Alto Minho. Tratava-se de uma experiência com vista a tentar fotografar um qualquer mamífero numa área montanhosa preservada do nosso país. Os resultados foram surpreendentes: naquele vale recôndito por onde iniciei os trabalhos apenas fotografei uma espécie mas logo uma das mais raras: a Marta (Martes martes).
Desde então adquiri mais equipamento, sistematizei a busca, ganhei experiência. Logo um grande amigo, entusiasmado pelos resultados, também se juntou ao trabalho. Tivemos meses em que não conseguimos uma única fotografia de marta e outros em que os resultados foram excelentes.
Completa a tarefa chegou agora a altura de compilar os dados e apresentá-los, o que será feito ao longo das próximas semanas neste blogue.
Devo referir que este relatório não é um trabalho científico nem pretende sê-lo. Espero contudo que a sua leitura permita compreender um pouco melhor os segredos dum animal tão fascinante e que contribua para a valorização dos espaços florestais do Norte de Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom trabalho, continuem!
Um Amigo dos animais