23 abril 2007

Peneireiro-das-torres: o falcão ameaçado


Pormenor de uma fêmea de Peneireiro-das-torres (Falco naumanni) na entrada do seu ninho.

Casal de peneireiros-das-torres pousado no telhado de uma habitação onde existem vários ninhos construídos pelos técnicos da Reserva Natural Lagunas de Villafáfila para albergar este falconídeo.

Na Reserva Natural Lagunas de Villafáfila (RNLV) existe um pequeno falcão que escolheu viver perto do Homem, nas torres de igreja, nos castelos ou conventos, formando colónias com dezenas ou centenas de indivíduos: trata-se do Peneireiro-das-torres (Falco naumanni).
Esta ave, que segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal possui um estatuto de conservação desfavorável (classificada como vulnerável) passa o Inverno no continente africano e regressa à Península Ibérica nos meses estivais. Apresenta uma cabeça azulada, dorso das asas ruivo e no caso do macho desprovido de manchas (o que o distingue do seu congénere mais comum: o Peneireiro-vulgar - Falco tinnunculus) e região inferior das asas brancas. Na aldeia de Otero de Sariegos, incluída na RNLV, existe uma das maiores colónias ibéricas sendo por isso relativamente fácil observar os pequenos falconídeos no trajecto entre os ninhos, localizados no centro da povoação, e os campos de cereais circundantes onde caçam insectos, sobretudo gafanhotos, grilos e coleópteros grandes.
O peneireiro-das-torres é todo um símbolo de que o Homem, por vezes, consegue acrescentar diversidade biológica nos meios em que intervêm pois só a existência da chamada estepe cerealífera (amplos horizontes dedicados ao cultivos dos cereais e onde abunda uma fauna específica) permite sustentar uma população estável deste falconídeo. Por outro lado para que nidifique com sucesso é mandatório respeitar os ninhos, localizados habitualmente nas edificações mais emblemáticas das povoações, o que diz muito do valor que determinadas comunidades humanas ainda atribuem ao mundo natural.

2 comentários:

Vânia Teixeira disse...

o teu blog está muito giro, vai.me dar muito jeito para fazer um trabalho :)

Anónimo disse...

parabens pela a dedicasao ke teem pelos os falcoes , a mae natureza um dia vai-vos conpensar ii agradecer por isso