12 julho 2007

O declínio das abelhas


Imagens cada vez menos frequentes nas nossas serras:
Abelha (Apis mellifera) a preparar-se para recolher o néctar
e colmeias repletas de mel.


Nos últimos anos e de forma inexplicável as populações mundiais de Abelha (Apis mellifera) têm diminuído acentuadamente sem que se conheçam as causas para tal situação.
Em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Estados Unidos ou Argentina as abelhas saem da colmeia para recolher o néctar e não voltam à colónia, desaparecendo simplesmente sem deixar rasto.
Entre as explicações avançadas para tal declínio encontram-se a diminuição da biodiversidade botânica, a seca provocada pelas alterações climáticas, a existência de parasitas agressivos que infectam estes insectos ou as radiações emitidas por antenas de telemóvel ou cabos de alta tensão que eventualmente interferem com o sistema de navegação das abelhas e impedem o seu regresso às colmeias.
Seja qual for a causa, a verdade é que o seu desaparecimento teria enormes repercussões no mundo tal como hoje o conhecemos. Em vastas áreas as abelhas constituem o único polinizador conhecido pelo que a sua ausência poderia levar a uma perda de mais de 30% da biodiversidade. Para bem da Humanidade esperemos que esta regressão populacional se inverta rapidamente e que tal previsão nunca se concretize...

4 comentários:

Anónimo disse...

De facto uma notícia alarmante. Temos ainda muito que aprender e fazeer na preservação da Natureza.

Anónimo disse...

Aqui no Meimão, concelho de Penamacor já se verefica que há um comportamento fora do normal nas abelhas,os motivos estão à vista de todos(as éolicas,a antena dos télemoveis e as tais ditas cujas auto-estradas de energia)de uma aldeia pacata passou-se para uma aldeia cheio de problemas.

Anónimo disse...

"Se as abelhas desaparecerem da face da terra o Homem terá apenas 4 anos de vida..."

Sem abelhas não há polinização, sem polinização não há plantas, sem plantas não há animais...o Homem terá o mesmo destino.

Esta frase é atribuída a Albert Einstein, embora sem certezas...mas, faz-nos pensar não faz?

Parabéns por este excelente Blog.
Pardal

Anónimo disse...

Aqui na australia oficiais da alfandega vao desinfectar os barcos que chegam perto dos portos (ainda longe) para prever a infiltracao de outras especies das aqui existents ( principalmente especies que as matam) mas tambem teem tido problemas com reducao das mesmas pode ser que as da tasmania se salvem!....ha outros insectos que fazem polinazacao mas as abelhas sao as mais utilizadas pelo homem!...sem elas sera complicado.....