16 agosto 2007

A perdiz-comum


Progenitora e cria de Perdiz-comum (Alectoria rufa) fotografadas este Verão num refúgio de caça do Norte de Portugal.

A Perdiz-comum (Alectoris rufa) é uma das principais espécies cinegéticas da fauna ibérica. Amplamente distribuída, trata-se de uma ave capaz de se adaptar a diferentes habitats e franjas altitudinais alcançando as maiores densidades na paisagem tipicamente mediterrânea do Sul de Portugal e rareando nas montanhas do Norte.
Alimenta-se sobretudo de sementes e folhas de plantas silvestres ou cultivadas (como gramíneas ou leguminosas); com frequência as crias no decurso da Primavera consomem também um número apreciável de insectos.
Estima-se que existirão mais de 2 milhões de exemplares em toda a Península Ibérica constituindo uma das principais presas-chave, fundamental para o regime alimentar de espécies ameaçadas de extinção como a Águia-real (Aquila chryseatus) ou Águia-perdigueira (Hieraaetus fasciatus). Esperemos que esta progenitora e a sua cria, fotografadas num dos raros refúgios de caça portugueses, possam sobreviver à perseguição venatória que decorrerá entre 5 de Outubro e 30 de Dezembro, de forma a poderem desempenhar o seu papel ecológico da forma mais natural possível...

1 comentário:

Anónimo disse...

Aproveito este post para deixar uma mensagem de agradecimento por este blog magnifico que sigo atentamente.

Parabéns e Obrigado pelo magnifico trabalho.