17 abril 2008

A vulnerabilidade do período de nidificação

Cegonha-branca (Ciconia ciconia) em plena incubação.

No final do Inverno e início da Primavera desenrola-se uma etapa fundamental no ciclo vital das aves residentes em Portugal: a nidificação. Nas escarpas xistosas do vale do Sabor (agora ameçadas pela construção irracional de mais uma barragem), nas penadias graníticas da Serra do Gerês, nos montados de sobro do Alentejo ou nos caniçais da Ria de Aveiro este é uma dos momentos mais espectaculares do ano. Enquanto que um dos progenitores (habitualmente a fêmea, de maiores dimensões) incuba, o parceiro defende o ninho e busca alimento para si e para a sua consorte.
O ninho assume-se como centro do território e uma vez identificada a sua localização é quase garantido que a espera paciente em local próximo, inclusive após o final do período de nidificação, será recompensada pela observação da espécie que o construiu.
A necessária fixação das aves ao ninho torna-as contudo bastante vulneráveis. Como se já não bastassem as condições naturais por vezes adversas (baixas temperaturas, precipitação abundante, aumento da probabilidade de predação por outras espécies) junta-se em certas ocasiões a perseguição e a perturbação humanas. Apelo por isso ao respeito de todos pelas aves da nossa fauna naquele que é o período do ano mais importante para assegurar a sua conservação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Belo exemplar!