16 setembro 2008

Bufo-real: o grande predador da noite

Nesta fotografia é bem evidente a grande beleza do Bufo-real (Bubo-bubo).

O dia aproxima-se do fim nas fabulosas arribas do troço internacional do Vale do Douro. A Águia-real (Aquila chrysaetos), dominadora dos céus até esse momento, retira-se para um dos seus poisos favoritos, as Gralhas-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) escolhem a escarpa mais abrigada para passar a noite e os numerosos Pombos-das-rochas (Columba livia) reúnem-se em bandos nas árvores mais imponentes.
É o momento esperado pelo monarca da noite, uma ave de rapina com mais de metro e meio de envergadura, para iniciar o patrulhamento do território. Quando abre as asas e se lança em vôo ao longo de um dos mais belos canhões do mundo, não emite um único som: as penas especiais que lhe recobrem as asas tornam inaudível até a resistência do ar. Representa o auge da evolução em termos de capacidade de caça nocturna. É o Bufo-real (Bubo-bubo).
Nesta altura do ano, as crias nascidas em Março/Abril iniciam a dispersão a partir do território paterno. É uma altura difícil para estas jovens aves uma vez que ainda não dominam as técnicas de caça que permitem aos seus progenitores a capturas de presas tão distintas como coelhos (Oryctolagus cuniculus), micromamíferos ou raposas (Vulpes vulpes). Esperemos que a meteorologia clemente e a abundância de alimento permita que ao longo dos próximos anos se continue a escutar o característico pio nocturno (um bú-hu profundo) do principal predador alado nocturno da nossa fauna.

Nota: Pelos melhores motivos pessoais a edição deste blogue foi interrompida por cerca de 3 meses... mas agora está de volta.

6 comentários:

Anónimo disse...

beleza diabólica

Anónimo disse...

Boas,
Estive no passado fim de semana em Lagoaça, aldeia que pertence a Freixo de Espada a Cinta, e constatar uma vez mais a grande beleza do PNDI. É de facto um lugar mágico. Tenho a felicidade de poder ir para lá com assiduidade uma vez que tenho lá familiares e casa, mas a distância apenas me tem permitido visitar a aldei 2 x por ano. De qualquer forma é sempre um enorme prazer.

Pena a sua pouca divulgação e a falta de espaços para pernoitar em algumas zonas do parque.

Um grande abraço.

Hugo Cunha

Anónimo disse...

uma ausência realmente prolongada, mas com regresso oportuno!
um abraço

Anónimo disse...

Chega de vender o nosso país a empresas sem escrúpulos!!!

NÃO À CIMENTEIRA DA AGUDA!!!!

http://www.thepetitionsite.com/1/cimenteira-em-figueir-dos-vinhos-aguda

Anónimo disse...

O rei das sombras. Os próximos 10 anos serão decisivos no que toca ao querer e a vontade de preservar tal belo animal. Sendo dos animais mais raros e dificeis de avistar ,estas imagens enchem-nos de alegria e esperança . Depois do grande urso ibérico (para falar em grandes predadores) temos o dever de respeitar toda os ecossistemas de forma a preservar o habitat dos nossos grandes predadores como o lobo ibérico ou mesmo a aguia real e a aguia imperial iberica!!

Anónimo disse...

Eu ja tive o privilégio de ver um na terra da minha mãe no alto alentejo....
Parque natural de sao mamede