09 novembro 2008

Explosão de cores antes da monocromia invernal

Harmonia das cores outonais num país que longe do caos urbanístico do litoral ainda tem muito de belo.   

O tempo frio chegou. Nas montanhas do Norte e Centro de Portugal a neve faz a sua aparição fugaz dificultando a sobrevivência das espécies residentes. 
Os castanheiros perdem as suas folhas e brindam-nos com o emblema da estação: as castanhas. Os Grous (Grus grus) regressam ao Alentenjo após a criação nas regiões mais setentrionais do continente europeu de forma a aproveitar os recursos alimentares de um ecossistema que nos define enquanto povo: o montado mediterrâneo. Nas serranias do Gerês as fêmeas e crias de Cabra-montês (Capra pyrenaica) descem dos alcantilados graníticos para o resguardo dos vales. Nos planaltos de Montesinho os machos de Veado (Cervus elaphus), após o intenso desgaste da brama em que através de combates ganham o direito à reprodução, refugiam-se discretamente nos extensos pinhais que por aqui existem.
A vida selvagem torna-se mais dificil de observar, os dias curtos, cinzentos e frios dificultam as caminhadas pelo campo. Apenas a diversidade de cores do bosque caducifólio torna menos penosa a letargia invernal que se avizinha. 

1 comentário:

Anónimo disse...

bela captura, parabéns