09 fevereiro 2009

Apenas sobrevivem os mais fortes

Macho de Veado (Cervus elaphus), fotografado com recurso a um dispositivo fotográfico automático, atravessa um pinhal nevado no Nordeste do país.

Estes são dias difícieis para a Fauna Ibérica: sucedem-se as frentes atlânticas, a temperatura baixa, a precipitação é abundante e o vento cortante. Nas montanhas do Norte e Centro do país a neve é presença habitual. 
Nestas circunstâncias a procura de abrigo e de alimento por parte dos animais selvagens encontra-se bastante dificultada. Embora correndo um risco elevado frequentemente abandonam locais remotos, como os cumes das serras ou o refúgio dos bosques, para se aproximarem do Homem aproveitando a abundância relativa de recursos disponibilizada pelos nossos aglomerados populacionais. 
Por estes dias a mortalidade da Fauna Ibérica será seguramente considerável. Homens e animais, todos esperam a Primavera... 

3 comentários:

Anónimo disse...

Clima, um dos principais factores no mecanismo da selecção natural...
Belo blog! Parabéns
João Faria - Braga

Tiago Rocha disse...

como ja foi referido só os mais fortes resistem...
o problema é a aproximação do homem como disses-te...

Jorge disse...

Aqui na minha zona,Arneiro-Portas de Ródão também há veados,só que não neva.Aqui a selecção natural,tem outras vertentes e penso que a intervenção humana é decisiva na preservação da espécie.