Crias de Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) da Alcateia de Bragança, fotografadas aos 4 meses de idade, com recurso a dispositivo fotográfico automático.
Armadilhagem fotográfica
A armadilhagem fotográfica permitiu a confirmação da reprodução da alcateia de Bragança durante o ano 2008. No dia 2 de Setembro, às 10 horas da manhã, 3 crias de lobo foram fotografadas na estação mais próxima ao local de cria.
Durante o período em análise obtiveram-se 67 fotografias de lobo, 18% das quais (número - 12) correspondentes a crias.
A detecção desta espécie foi superior na segunda metade do ano: a frequência de fotografias de lobo entre Janeiro e Agosto foi de apenas 0,6% e entre Setembro e Dezembro de 22,3%.
No gráfico 2 apresenta-se a actividade detectada da alcateia, que ocorreu a diferentes horas do dia.
Gráfico 2
A percentagem de fotografias diurnas de lobo foi de 39% (número - 26). Os períodos do ano em que se constatou maior actividade durante o dia foram o Verão (46%; número - 12) e o Inverno (38%; número - 10).
Na tabela 1 apresenta-se os outros mamíferos detectados pela armadilhagem fotográfica para além do lobo, bem como a respectiva frequência de número de fotografias.
Tabela 1
Através da comparação directa destes dados com os dados obtidos em 2007, calculou-se a evolução da tendência populacional para cada uma das espécies.
3 comentários:
Muito animado pela noticia e fotos.
espero que continues com o teu exelente trabalho, ao qual eu sigo atentamente.
um abraço e a boa continuação
Muitos parabéns pelo excelente e rigoroso trabalho de monitorização de uma alcateia. Continuação de bom trabalho...
Francisco
O senhor é o Francisco Alváres? o famoso biologo que trabalha em Montalegre?
um abraço
Enviar um comentário