08 maio 2013

Cia, o passeriforme mascarado

A Cia (Emberiza cia) é uma das aves mais típicas das serras e escarpas fluviais no Interior de Portugal.

A Cia (Emberiza cia) é uma pequena ave residente no Mediterrâneo e nas cordilheiras montanhosas do Paleártico, desde a Sibéria até ao Noroeste africano. É uma espécie muito sedentária, permanecendo nos territórios de reprodução ao longo de todo o ciclo anual.
Enquanto no nosso país é considerada uma espécie com estatuto de conservação Pouco Preocupante, a nível global encontra-se ameaçada. Em Portugal distribui-se principalmente pela metade norte do território e pelas zonas serranas algarvias, estando praticamente ausente da faixa litoral. Ocorre como nidificante principalmente próximo a afloramentos rochosos, nomeadamente em escarpas fluviais rodeadas por matos de gramíneas. 
Constrói o seu ninho próximo ao solo e assume um comportamento esquivo, inconspícuo. Os seus hábitos alimentares são essencialmente granívoros embora ocasionalmente também possa consumir invertebrados durante a época de reprodução. 
Identifica-se facilmente pelo característico padrão riscado da cabeça, possuindo listras escuras em forma de tridente na zona facial, que contrastam com o fundo cinzento-azulado, sendo indubitavelmente um dos passeriformes mais atractivos da nossa fauna.

1 comentário:

Alberto Maia Reis disse...

Excelente foto da Cia.
Abraço
Alberto Maia