06 julho 2006

O Teixo



Caminhando pelas serranias do Gerês é possível encontrar em vales abrigados, "pequenas" árvores com 10 a 15 metros de altura, com troncos retorcidos avermelhados e folhas de um verde profundo: são os Teixos (Taxus baccata).
Estes exemplos de elegância vegetal constituem provavelmente os seres vivos mais antigos do Parque Nacional da Peneda-Gerês uma vez que há exemplares com mais de 1500 anos de idade!
Esta espécie dióica, ou seja com indíviduos femininos e masculinos distintos, distribui-se pelas florestas mistas da Europa, Norte de África e Sudoeste da Ásia. No nosso país encontra-se restringido às Serras do Gerês e da Estrela.
Todas as partes verdes do teixo são tóxicas o que motivou a sua destruição sistemática desde há séculos pelos efeitos nefastos sobre os animais domésticos. Contudo, esta árvore venerável é uma das maiores aliadas do Homem na grande luta do século XXI: o cancro. Dela se extraem os taxanos que constituem uma das principais armas da medicina moderna para os tumores da mama, pulmão, bexiga, esofágo, ovário, próstata e muitos outros.
É impossível ficar indiferente a esta árvore: percorrer a floresta de Albergaria numa tarde nevosa de Inverno e encontrar um teixo com as suas inconfundíveís bagas vermelhas transporta-nos para um Portugal de há milênios, cheio de magia...

10 comentários:

Joca disse...

Belo Blog!

Joca

Unknown disse...

Fico contente por partilhar-mos os mesmos pensamentos em relação à imagem de uma floresta cheia de destas coníferas ocorrendo espontaneamente, a uma elevada altitude, uns carvalhos negral. Fantástico!!
Provavelmente o melhor blog que vi até hoje.

Anónimo disse...

O teixo era uma das àrvores sagradas dos celtas. Qualquer dia vou à serra expressamente para ver um teixo.

Anónimo disse...

Só uma achega: também se encontram teixos nos arquipélagos. Tanto quanto saiba nas ilhas de São Miguel (Açores) e Madeira (Madeira).

Anónimo disse...

Uma pequena nota sobre o Teixo. De facto é na serra do Gerês onde se aprecia o maior conjunto de teixos de Portugal: 8000 indivíduos adultos (na Estrela cerca de uma centena, a maioria plantados).No Gerês ainda existe, pelo menos, uma teixeira, bosque primitivo de teixos.Curiosamente,só nos anos oitenta do século passado se ficou a conhecer verdadeiramente a distribuição desta espécie no Gerês.

QZ disse...

A exploração do teixo foi efectuada nos primeiros anos de existência dos Açores. Se é endémica dos Açores ou se foi trazida da Madeira, já não sei.

Curiosamente, o veneno do teixo foi utilizado em suicídio "ritual" na Galiza.

Anónimo disse...

Já há tempos que estou a dedicar-me à cultura de plantas oriundas desta zona Nortenha e que se encontram com algum risco de extinção.
Testa vez coube ao teixo.
Estou a tentar reproduzi-lo para distribuir por alguns amigos conhecidos e tentar repovuar esta zona. Não esquecendo e lembrando sempre que esta planta é venenosa e consequentemente se deverá aconselhar alguma protecção e afastamento de animais. A sua colocação nos cemitérios e em lugares onde normalmente a eles está vedada a entrada. Não esquecer também a longevidade e o seu tempo de crescimento.

Anónimo disse...

Plantei dois teixos no meu jardim em Oeiras. Tiveram que vir de França porque aqui em Portugal nao encontrei a venda.
Blog *****

Anónimo disse...

O teixo, atualmente, só se encontra naos Açores, na ilha do Pico ( apenas 5 ou 6 exemplares) Nas restantes firam extintos. Os teixos dis Açores são diferentes, mais bonitos. As folhas são menores, são mais densos. São de uma linhagem mais antiga que europeia, segundo os novos estudos.

Anónimo disse...

O teixo dos Açores não foi introduzido. Ler crónicas do Gaspar Frutuoso*
Aliás, deveria ser tratado como árvore endémica. É claramente diferente dos demais. As folhas são mais pequenas e também possuem, as folhas, um número muito maior de estomas!
É mais bonito!!!