Exemplar de Corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo). Fotografia: Stawomir Staszczuk.
Proveniente das Ilhas Britânicas, Países Baixos e Dinamarca, o Corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo) é uma ave migradora que visita o nosso país entre Setembro e Abril. Grande, robusta e de coloração escura com excepção de pequenas áreas brancas na cabeça e flancos, trata-se de uma espécie com excelentes dotes para a pesca.
Percorre com frequência os rios e albufeiras do interior do país no que se distingue do seu parente próximo, o Corvo-marinho-de-crista (Phalacrocorax aristotelis). É comum encontrá-la pousada próximo da água, inserida num grupo, com as asas abertas para melhor secar a plumagem após mergulhos em busca de alimento.
Na tarde do dia de Natal, após ter observado o voo majestoso de uma Águia-real (Aquila chrysaetos) sobre as escarpas do Rio Sabor, deparei com 3 corvos-marinhos-de-faces-brancas em plena jornada de pesca. Por mais distraído que fosse o observador não podia deixar de reparar no espectáculo: as 3 aves negras sobressaíam de forma bem evidente nas encostas brancas, recobertas de gelo, do vale do Sabor.
Nos próximos anos é provável que o espectáculo continue: os efectivos desta espécie têm aumentado, calculando-se que a Península Ibérica seja visitada a cada Inverno por mais de 70 mil indivíduos. Mais: a sua reprodução já foi confirmada na vizinha Espanha, havendo pelos menos 60 casais que preferem passar o Verão nas nossas latitudes.
5 comentários:
A propósito dos mesmos:
http://gritosinsanos.blogspot.com/2008/12/no-so-patos.html
Abraço,
Free Sabor !!!
Por aqui, Estuário do Rio Douro, cada vez há mais. distribuem-se por toda a garganta do rio, princopalmente junto às barragens e, volta e meia, deslocam-se até à foz do rio. É um espectáculo vê-los todos juntos!
Gostei do seu Blog, hei-de vir aqui mais vezes!
Em 13.Dez.o9, pelas 15h45, o autor avistou um "Corvo-marinho-de-faces-brancas" na represa de Vilar Seco - Vimioso.
Já o ano passado por aqui andaram na albufeira de Alqueva e este ano já chegaram.
Humberto Nixon
Enviar um comentário