06 março 2010

Onde está o lobo mau?



Vídeo obtido no Distrito de Bragança no Verão 2009 pelo Dr. Luís Moreira, próximo ao local de criação de uma das alcateias mais estáveis de Portugal.

Os lobos-ibéricos (Canis lupus signatus), ao contrário da crença popular, são animais altamente sociáveis. Contudo, devido à perseguição que lhes foi movida ao longo de séculos, torna-se praticamente impossível observar na Natureza momentos de interacção entre diferentes indivíduos. 
O conhecimento dos hábitos de uma determinada família de lobos (alcateia) e o recurso a câmaras de vídeo especialmente desenhadas para o efeito permitiu a obtenção das imagens acima disponibilizadas. Capturadas há menos de 6 meses em Trás-os-Montes, permitem observar 4 crias de lobo-ibérico envolvidas em pequenos jogos e perseguições próximo ao local onde nasceram.
Olhando para este vídeo apetece perguntar: onde está o lobo mau? Em Trás-os-Montes, região do país onde o Homem convive com o lobo desde tempos ancestrais, é que não... 

9 comentários:

Bargao_Henriques disse...

Magnífico!!!
Realmente dá que pensar! Como pode o homem hostilizar de tal forma um animal até se chegar ao ponto de o transformar no culpado de (quase) todos os males?

Anónimo disse...

Essas imagens são espectaculares!

E que tal colocá-las no youtube e publicitá-las um bocado?

Acho que fazem mais pela conservação do lobo que quaisquer campanhas!

garina do mar disse...

que lindas imagens Miguel!!!
assim de lobos em liberdade só conhecia o documentário do Pedro Alarcão e da Anabela, mas é verdade que estes animais merecem outro "tratamento"

AP disse...

Fantástico. Quase parecem cães a brincar!

azorenmadchen disse...

Lindas imagens! Os lobos são quase um «animal totémico» para mim e é com grande alegria que vejo quaisquer imagens deles em liberdade. Só me vem ao pensamento o nome dum romance sobre lobos, canadianos neste caso- «Uivo de Liberdade»!

Frederico disse...

Fantástico!!!!

Venham mais :)

Rubén Portas disse...

Olá Miguel,

Este é un dos millores blogues que coñezo de toda a península ibérica. Eu som galego e aseguro que describes neste blogue moito milhor a natureza cantábrica do que a describe algun dos seus inquilinos. Engado á miña lista
Um saúdo afectuoso

Rubén Portas

Anónimo disse...

Fantástico.

De facto, há que acabar com esse mito do lobo mau, que já vem de longe.

É no "Pedro e o Lobo", é no "Capuchinho Vermelho", é nos "Três Porquinhos"... já chega de fazer o lobo sempre vilão.

A juntar a isto há a igreja que sempre o demonizou e o usou como metáfora do diabólico. Seria porventura uma forma de combater o simbolismo e a carga pagã que habitualmente se dava a tão mítico animal.

Saudações, e mal de mim por só ter descoberto este blog agora.

Dani disse...

Muy buen blog amigo. He llegado hasta él desde la vecina España. A partir de ahora lo seguiré.

Todos los artículos son muy buenos. Obrigado.

Mejores cumprimentos