30 março 2006

O Lobo nos Pirinéus Orientais


O Lobo (Canis lupus) regressou aos Pirinéus Orientais!
Esta foi a notícia veiculada pelo Paris Match e pelo Le Monde já em Setembro de 1999. Nos primeiros anos deste século os dados oficiais confirmaram de forma sustentada o regresso do grande predador. As fontes são várias:
  • compensações pagas pelo governo francês pela predação exercida pelo lobo sobre o gado na Reserva Natural de Nohèdes (Maciço de Madres-Coronat)
  • 3 exemplares distintos de lobo identificados em estudo genético de excrementos encomendado pelo ONCFS (Office National de la Chasse et de la Faune Sauvage) entre 1998 e 2000 na mesma reserva
  • uma fotografia deste canídeo obtida em Agosto de 2002 no Maciço de Carlit
  • o anúncio oficial, a 12 de Fevereiro de 2004, pela Generalitat de Catalunya da presença de um lobo no Parque Natural de Cadi, confirmada por estudos genéticos.
O mais curioso é que todas as situações que puderam ser comprovadas pela genética indicam que a colonização está a ser efectuada por lobos "italianos", ou seja pela sub-espécie Canis lupus italicus. Isto significa que este canídeo conseguiu suplantar a grande barreira à sua dispersão desde os Alpes do Sul, que é o humanizado Vale do Rhône (consultar imagem acima). A corroborar tal facto está descoberta em 1997 e 99 de 2 cadáveres de lobo no Maciço Central.
Perante tanta evidência só me resta afirmar: bem-vindo de volta!

1 comentário:

mni disse...

queria mais e mais e mais!

beijinho.