19 setembro 2006

A Brama do Veado


Nesta altura do ano nas Serras do Nordeste Transmontano, no Parque Natural do Tejo Internacional ou no Alentejo raiano desenrola-se um dos espectáculos naturais mais fascinantes da Fauna Ibérica: a Brama do Veado (Cervus elaphus).
Percorrendo os cumes isolados das Serras do Montesinho ou da Coroa é possível ouvir, a qualquer hora do dia ou da noite, longos e potentes bramidos emitidos pelos machos de veado, que assim procuram dominar as melhores áreas, as que apresentam o maior número de fêmeas, e intimidar os possíveis concorrentes. Por vezes a vocalização, o tamanho corporal e a ostentação das hastes não são suficientes para desmotivarem os machos concorrentes e nessa altura o confronto é inevitável. O choque das hastes e a tentativa de empurrar o adversário para fora do território, apesar da sua espectacularidade, habitualmente não provocam lesões graves. O vencedor da contenda tem ainda um longo trabalho pela frente: terá que defender o território recém-conquistado durante vários dias até que seja aceite pelo grupo de fêmeas e estas se encontrem receptivas à cópula.
O macho acima retratado, fotografado a 15 de Setembro por uma câmara activada por um sensor de movimento, dirigia-se para um conhecido local de alimentação de um numeroso grupo de fêmeas. Nessa zona esperava-o outro macho que desde há algumas semanas dominava o local. Com pesar informo os leitores do blogue Fauna Ibérica que o nosso exemplar perdeu a batalha... por enquanto!

2 comentários:

Anónimo disse...

Só descobri o seu blogg hoje, mas fiquei mt entusiasmada com os artigos super interessantes que afixou. Fico tb mt feliz por saber que ainda há gente neste país que se interessa pela natureza. Pode ser que o seu blogg motive mais portugueses a interessarem-se, e, deste modo, protegerem o ambiente.

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog. Este ano tb fui a Trás-os-Montes, através da associação Montesinho Vivo, ver a brama dos veados. Que espectácxulo impressionante.