04 setembro 2006

Melro-das-rochas: um visitante ameaçado


O Melro-das-rochas (Monticola saxatilis) é, de entre as várias espécies de melros existentes em Portugal, uma das mais atraentes. Visita-nos a cada Primavera e Verão, vindo da África Tropical, mas fá-lo em cada vez menor número, encontrando-se actualmente classificado como Em Perigo de Extinção segundo o recém-publicado Livro Vermelho dos Vertebrados (ICN, 2006).
No nosso país esta bonita ave prefere as paisagens serranas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e Parque Natural da Serra da Estrela, frequentando as áreas rochosas com pastos ou matos rasteiros entre os 1000 e os 2000 metros de altitude.
Na Península Ibérica pouco se sabe sobre as causas do declínio da espécie (em Portugal existirão menos de 2500 exemplares e em Espanha menos de 10 000 indivíduos maturos), o que dificulta a implementação de estratégias de conservação. É por isso um privilégio cada vez mais raro avistar um macho de melro-das-rochas, com a sua espectacular plumagem vermelha e azulada, numa caminhada pelos blocos graníticos da Serra do Laboreiro ou pelos cumes nevados do Parque Nacional de Ordesa y Monte Perdido, onde a foto foi obtida.

1 comentário:

Rita disse...

Olá,
Estou a passar umas semanas na Covilhã e nos passeios fotográficos que fiz à Serra já tinha visto passaritos com essa cor, mas não sabia o que eram. É pena ser tão pouco conhecido e já existir um numero tão pequeno...
Um abraço,