23 fevereiro 2007

Paradas nupciais

Falcão-peregrino (Falco peregrinus) adulto.

A época é de frio intenso e de dias nublados mas nas escarpas do Douro Internacional ou nas montanhas da Peneda-Gerês (apenas para referir dois dos mais emblemáticos espaços naturais ibéricos) o amor está no ar...
Sob a forma de vôos picados e disputadas perseguições aéreas ou antes pacíficos vôos planados de aproximação cautelosa este é um tempo crucial para as nossas mais emblemáticas rapaces e aves necrófagas.
Nas penedias agrestes do Gerês o silêncio é quebrado por pios agudos, o céu rasgado por descidas vertiginosas próximo dos 250 Km/h e a colónia local de Pombos-das-rochas (Columba livia) dizimada por um macho de Falcão-peregrino (Falco peregrinus) desejoso de oferecer mais uma prenda à sua amada. Com a quase extinção da Águia-real (Aquila chrysaetos) na principal área protegida portuguesa (que perda...) os seus territórios tradicionais foram ocupados por vários casais de falcão-peregrino que agora aqui prosperam. Triste sina para as restantes aves do Parque Nacional pois a sua vida encontra-se permanentemente em risco. O espectáculo esse é garantido...
No Vale do Douro, numa das principais colónias de Grifo (Gyps fulvus) europeias, é possível observar durante longas horas vários casais a evoluirem paralelamente numa atitude de respeito mútuo e de fidelidade que choca frontalmente com a opinião generalizada de repulsa que se tem por estes abutres. Também a rainha das aves por vezes se mostra e nesses momentos é garantido que os nossos olhos jamais esquecerão as duas águias-reais que com as garras entrelaçadas despenham-se quase até ao rio para no último instante se soltarem e planarem de volta à arriba.
Dentro de algumas semanas o tempo será de poupança de energia para a difícil tarefa da nidificação bem sucedida mas por enquanto é hora de estreitar laços, de defender o território e de desafiar os limites do vôo!

2 comentários:

Anónimo disse...

está uma verdadeira merda
nem sei como é que alguém consegue publicar estas merdas na net
que pouca vergonha. . .

Anónimo disse...

meu amigo, para pessoas como você, só tenho uma coisa a dizer compre umas coteveleiras pois 'dor de cotevelo' é muito feio!
boa sorte para o blog!