09 janeiro 2008

Seguimento da Alcateia de Bragança - 2007 (1)

Eis o extenso território da Alcateia de Bragança que reúne das melhores condições no nosso país para a sobrevivência do Lobo-ibérico (Canis lupus signatus).

Este grupo familiar de lobos partilha o seu território com outros mamíferos carnívoros como a Gineta (Genetta genetta).


Introdução

Conforme avançado em 3 artigos publicados no blogue Fauna Ibérica em Março de 2007 encontro-me a acompanhar desde há 2 anos um grupo familiar de Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) do Distrito de Bragança, a que designo por Alcateia de Bragança. Esta alcateia é referida no Censo Nacional de Lobo 2002/03 embora lhe seja atribuída uma outra denominação (a qual não utilizo de forma a não expor em demasia uma espécie classificada no nosso país como em Perigo de Extinção).
Ao longo das próximas semanas publicarei neste site o resumo do trabalho de campo efectuado ao longo de 2007. Para além de terem sido realizados vários percursos pedestres e estações de escuta pelo território desta alcateia foram ainda utilizadas câmaras fotográficas e de vídeo automáticas para obtenção do máximo de informação possível sobre a fauna que habita este local. O esforço de campo e o investimento feito em material fotográfico foi realizado única e exclusivamente pelo autor. Os dados obtidos serão agora divulgados com o fim último de beneficiar uma espécie que constitui o símbolo máximo da Natureza portuguesa.

Descrição de Habitat
O meio em que habita a alcateia de Bragança constitui, pelas razões expostas de seguida, um dos mais adequados para o lobo-ibérico no nosso país:
  • Trata-se de um amplo território de perfil montanhoso (a altitude mínima é de 650 metros enquanto que a altitude máxima é de 1074 metros), com várias zonas de refúgio próximas a cursos de água.
  • Apresenta baixa densidade populacional (apenas 2 aldeias habitadas, ambas com menos de 100 habitantes e em regressão populacional).
  • Verifica-se um reduzido efectivo pecuário (o que reduz a possibilidade de ataques ao gado pelo lobo e consequentemente o grau de conflitualidade com o Homem).
  • Existem populações consideráveis de 3 presas-alvo: Javali (Sus scrofa), Veado (Cervus elaphus) e Corço (Capreolus capreolus).
  • A exploração cinegética do território em questão encontra-se em grande parte nas mãos do Estado Português através da figura de Zona de Caça Nacional.
  • A vigilância do território é frequente e efectuada por 3 entidades distintas: o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), a Direcção-Geral de Florestas (DGF) e o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA).
(continua no próximo post)

1 comentário:

Anónimo disse...

Enquanto for permitido a caça ao veado e ao javali, tenho dúvidas que a população de lobos aumente. Não podemos ver os veados ou os javalis como simples presas do lobo, são animais pertecentes a um dado ecossistema responsáveis por exemplo pelo processo de regeneração da flora.