04 janeiro 2008

A resistência do Teixo

Envolto pelos ramos de um Azevinho (Ilex aquifolium) localizado a seu lado, são bem visíveis neste Teixo (Taxus baccata) as marcas deixadas pelo atingimento por um raio.

O Teixo (Taxus baccata) é uma árvore de grande longevidade, rara no nosso país, que se pode encontrar próxima a cursos de água nas Serras do Gerês, Estrela ou Montesinho. Embora extremamente venosa a sua utilidade para o Homem é conhecida desde a antiguidade. Enquanto que na Idade Média a sua madeira, simultaneamente resistente e elástica, era utilizada na construção de arcos para a guerra e caça na actualidade é partir do teixo que se extrai o taxol, um dos quimioterápicos de maior eficácia no tratamento dos cancros da mama ou do pulmão.
Caminhando numa floresta do Norte da Península Ibérica pude constatar que um exemplar centenário de teixo tinha recentemente sido atingido por um raio no decurso de uma tempestade. Apesar do incêndio que se seguiu este velho senhor do bosque ainda resistia. Será que no próximo Verão ainda produzirá os seus característicos arilos vermelhos e poderá resistir a novas tempestades?

Sem comentários: