16 janeiro 2008

Seguimento da Alcateia de Bragança - 2007 (2)

Gráfico 1 - Mediana (barra a negro) e respectivo interquartile range de dejectos de Lobo (Canis lupus signatus) detectados no território da Alcateia de Bragança ao longo das diferentes estações do ano.

Esta fêmea de Javali (Sus scrofa) foi fotografada próximo a um local habitual de passagem dos elementos da Alcateia de Bragança.

(continuação do post anterior)

Métodos
Foram realizados percursos pedestres no território da Alcateia de Bragança ao longo de todo o ano 2007, com um mínimo de periodicidade mensal, com o intuito de identificar sinais indirectos da presença do Lobo (Canis lupus signatus) e assim estabelecer padrões de ocupação do território. Simultaneamente e em locais considerados apropriados foram realizadas estações de escuta de forma a tentar confirmar a reprodução deste grupo familiar. Finalmente foram utilizadas câmaras fotográficas e de vídeo automáticas para registar a presença não só deste canídeo selvagem mas também da restante fauna vertebrada que habita o local, com especial ênfase na determinação da densidade relativa das suas potenciais presas.

Resultados
O autor efectuou 14 percursos pedestres no território da Alcateia de Bragança, perfazendo um total de 61,5 quilómetros percorridos (mediana de 4,75; desvio padrão de 1,97). Foram contabilizados 37 dejectos de lobo (mediana de 1 por cada percurso; desvio padrão de 3,92) com uma densidade máxima de 7 dejectos por quilómetro nos meses de Junho e Julho próximo ao local provável de criação desta alcateia em 2007.
O gráfico 1 apresenta a mediana de dejectos detectados por quilómetro em cada estação do ano. Verifica-se que a marcação do território alcança o seu valor máximo ao longo do Verão e Outono e desce para um valor residual na Primavera quando a discrição relativamente ao lugar de criação é máxima.

(continua no próximo post)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom trabalho