29 janeiro 2008

Seguimento da Alcateia de Bragança - 2007 (3)

Quadro 1 - Espécies de mamíferos detectadas pelas estações fotográficas automáticas em 2007 e respectivo número de dias de detecção.

Embora o Veado (Cervus Elaphus) abunde no território da Alcateia de Bragança a sua densidade deverá ser inferior à de outras potenciais presas do Lobo-ibérico (Canis lupus signatus), como é o caso do Javali (Sus scrofa) ou do Corço (Capreolus capreolus).

(continuação do post anterior)

Resultados
Foram utilizadas pelo menos 2 câmaras fotográficas automáticas em simultâneo de forma a monitorizar a fauna que habita o território da Alcateia de Bragança. Refira-se que estas câmaras não foram colocadas nos locais mais adequados para fotografar o Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) uma vez que a presença deste pode ser facilmente depreendida pelos sinais de marcação do território ou pela realização de estações de escuta. Procurou-se antes com o uso deste método fotográfico de detecção determinar quais os animais que partilham o espaço com o super-predador.
Assim ao longo de 2007 o número total de dias de funcionamento
efectivo das estações fotográficas (EF) automáticas foi de 554 dias (mediana de 21; desvio padrão foi de 10,83; números máximo e mínimo de dias de funcionamento das câmaras de 42 e 3 respectivamente) tendo-se obtido 233 fotos de fauna (mediana de 4 fotos por EF; desvio padrão de 11,09; número máximo e mínimo de fotos por câmara de 42 e 0 respectivamente).
O número de espécies detectadas por EF variou entre 0 e 7 (mediana de 2;
desvio padrão de 1,79). O quadro 1 apresenta todas as espécies de mamíferos identificadas e o número total de dias de detecção para cada uma delas.

(continua no próximo post)

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente trabalho. Parabéns.